Alteração Regulamentar: Adequação à resolução CNPC 50


Postado - 02/07/2025



Acreditamos no poder da informação para aprimorar a comunicação e facilitar o entendimento de diferentes assuntos, como temos feito com relação à Resolução CNPC nº 50/2022.

Como explicamos em comunicados anteriores, a CNPC nº 50 trouxe algumas regras que têm exigido das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, como a E-Invest, a realização de certas alterações em seus Regulamentos dos Planos de Benefícios.

Hoje, convidamos você a participar de uma trilha do conhecimento sobre o assunto. Vamos juntos?

Passo 1

Quais mudanças trazidas pela Resolução podem me impactar diretamente?

A CNPC 50 propõe uma mudança que impacta principalmente o Benefício Proporcional Diferido (BPD), estabelecendo que a data de concessão do BPD não pode ser anterior ao momento da aposentadoria plena, ou concessão do benefício pleno.

Passo 2

Qual a diferença entre o benefício previdenciário antecipado e o benefício previdenciário pleno?

A resolução, ao citar aposentadoria plena, introduz o conceito de “benefício previdenciário pleno”, que significa: benefício programado não antecipado, dentro do prazo previsto no regulamento de cada Plano.

Já o benefício previdenciário antecipado, como o próprio nome diz, significa a concessão de benefícios previdenciários antes do prazo, como é o caso dos planos de benefícios administrados pela E-INVEST, que permitem aposentadoria antecipada a partir dos 55 anos de idade.

Passo 3

Qual o novo critério de idade para elegibilidade ao benefício previdenciário pleno?

No BPD, os Participantes poderão se aposentar ao atingir a idade exigida para o benefício previdenciário pleno, que será de 60 anos.

Passo 4

Como essas mudanças impactam os Participantes da E-INVEST?

Após a implementação da adequação, haverá três situações distintas para os participantes que já se encontram ou que futuramente estarão na condição de BPD (Benefício Proporcional Diferido). Para facilitar a compreensão, simulamos esses cenários utilizando participantes fictícios da E-INVEST.

LIA

Solicitou o BPD antes da Resolução CNPC nº 50/2022 entrar em vigor.


O que acontece?

Lia tem seu direito mantido de se aposentar a partir dos 55 anos, usufruindo do benefício previdenciário antecipado!

JAIRO

Solicitou o BPD depois da Resolução CNPC


nº 50/2022 entrar em vigor, mas antes da alteração dos regulamentos dos planos.

O que acontece?

Como optou pelo BPD antes da alteração do Regulamento, Jairo tem seu direito mantido de se aposentar a partir dos 55 anos, sendo elegível à solicitação da aposentadoria antecipada.

HELENA E MÁRCIO

Participantes da E-INVEST, solicitaram o BPD após a alteração dos regulamentos.

O que acontece?

Esses Participantes não têm direito à solicitação de benefício antecipado.

Somente poderão se aposentar ao atingir a idade exigida para o benefício previdenciário pleno, ou seja: 60 anos.

Passo 5

Qual o status do novo regulamento do Plano E-INVEST?

O novo regulamento está em processo de revisão interna para os devidos ajustes e atualizações. Após essa etapa, as alterações serão divulgadas aos participantes e, em seguida, o documento será submetido à aprovação da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), órgão responsável pela regulação do sistema.

Acompanhe nossos comunicados, e entre em contato com a nossa equipe, para esclarecer qualquer dúvida, ou fazer algum comentário.

O seu questionamento pode ser o de outros Participantes e, por isso, um tema futuro para novos comunicados.

Estamos à sua disposição!


Comentar: