Entenda o efeito da longevidade no seu planejamento


Postado - 30/09/2025



Estamos vivendo mais, e melhor! Se você observar uma pessoa de 60 anos hoje, em nada ela vai lembrar alguém dessa mesma idade, há algumas décadas. Além da aparência completamente diferente, ficam evidentes a disposição, o alto astral, a energia para estar em plena atividade, com muitos anos de vida pela frente!

De acordo com dados da Tábua de Mortalidade do IBGE, base 2023, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 76,4 anos, e aumenta ano a ano. Além disso, com o maior controle de natalidade e o envelhecimento da população, o perfil do Brasil, antes bem jovem, está mudando, tornando-se mais maduro.

O fato de vivermos por mais tempo sinaliza que nossa aposentadoria poderá ser mais longa, reforçando assim a importância de um planejamento financeiro adequado a esta nova realidade.

Ainda que você contribua a vida inteira para a Previdência Oficial, dificilmente este dinheiro será suficiente para garantir a qualidade de vida tão sonhada, levando-se em conta seus desejos e necessidades. O caminho é se preparar para não sentir um impacto tão grande na renda, poupando para o seu futuro e garantindo seu sustento e independência financeira.

Na longevidade, os hábitos de consumo também mudam. Embora nessa fase da vida os filhos devam estar adultos e encaminhados, outras prioridades surgem. Seja com lazer ou saúde, o ideal é ter confiança de que não faltarão recursos para você viver bem. Isso exige esforço de poupança e muito planejamento financeiro.

Quanto antes começar, melhor!

Para uma aposentadoria tranquila, é necessário planejá-la desde cedo. Quanto antes você começar a guardar dinheiro na intenção de atingir este objetivo, menor será seu esforço de poupança mensal.

O planejamento financeiro para a aposentadoria se refere a um objetivo de longo prazo, o que requer disciplina e acompanhamento constante, para possíveis ajustes ao longo do caminho.

Mesmo que pouco, poupe sempre!

No planejamento financeiro, você deve agir continuamente, com disciplina e sem grandes esforços, usando o tempo a seu favor. Quanto antes você começa, mais tempo tem para poupar para o futuro e pode fazer isso devagar, sem sacrificar seu orçamento ou deixar de lado seus sonhos.

O planejamento financeiro não precisa ser pesado. Quem dita suas próprias regras é você, respeitando seu ritmo, sua realidade financeira, suas necessidades no momento e suas prioridades. O importante é começar. Não adie suas decisões financeiras e faça dos seus objetivos de vida a sua grande inspiração.

Dê um passo de cada vez,

e siga firme para a realização dos seus sonhos!