.
Postado - 21/03/2023
Quando pensamos em liberdade e independência financeira, os termos tendem a se embaralhar e dificilmente conseguimos entender sua diferença. Mas, para que a tão sonhada independência financeira seja conquistada, é preciso ter liberdade. ?
A liberdade financeira é o poder de fazer a escolha que desejar para o seu dinheiro, seja de consumo, poupança, investimento e assim por diante; Já a independência é a possibilidade de viver apenas de renda, ou seja, se você quiser parar de trabalhar, terá um patrimônio garantindo sua sobrevivência.
Mas como isso funciona para as mulheres? ?♀️
Quando pensamos no público feminino, algumas variáveis precisam ser levadas em conta. Por exemplo, segundo o estudo feito pela CMI Research, 67% das mulheres não se sentem confiantes para tomar suas próprias decisões financeiras, ou seja, a liberdade está comprometida. Além disso, outros fatores contribuem para esse incurso:
? Mercado de trabalho, maternidade e cobrança;
? Machismo e salários mais baixos;
? Pouco conhecimento sobre finanças femininas.
Aqui já conseguimos enxergar um cenário em que podemos traçar algumas formas de você, mulher, conseguir sua liberdade:
1. Busque saber mais sobre o tema, existem diversas influenciadoras produzindo conteúdos de qualidade sobre o universo das finanças que vão poder te ajudar;
2. Controle suas finanças, tenha consciência do quanto você ganha e quanto gasta;
3. Crie o hábito de organizar o seu dinheiro, contar com plataformas online pode te ajudar a otimizar o tempo;
4. Escolha um método de organização de finanças;
5. Comece a poupar e investir dinheiro.
Também não deixe de fazer um plano para sua independência financeira, desde assumir o controle do seu orçamento e quitar suas dívidas até identificar seu perfil de investidora e iniciar sua jornada no mundo das finanças. ?