.
Postado - 05/03/2024
Diferente dos asilos ou casas de repouso, o cohousing para idosos traz um conceito de juntar pessoas da melhor idade para viverem juntas. Está mais perto de uma comunidade desenvolvida para idosos, já que quem organiza e cria as regras da casa são eles mesmos e não uma equipe especializada.
As casas compartilhadas para idosos são ótimas maneiras de reduzir o alto custo que essa população tem ao viver sozinhos, além de reduzir o sentimento de solidão e desconexão com o mundo.
Segundo o Instituto Longevidade, nesse tipo de comunidade, cada um vive com privacidade na sua casa, mas dá para compartilhar alguns ambientes como cozinha, lavanderia e área de lazer. Dessa forma, os idosos podem ter companhia e independência ao mesmo tempo.
Alguns idosos também podem morar juntos na mesma casa, se assim preferirem, e dessa forma podem se ajudar nas pequenas atividades do dia a dia. Esse tipo de habitação traz diversos benefícios para as pessoas dessa idade, pois além de economizar, elas também podem contar umas com as outras.
E você, toparia morar numa casa compartilhada na sua velhice? Compartilhe sua opinião nas nossas redes sociais!